
O LOUVA-A-DEUS
Para os gregos, um animal repleto de poder, capaz de mostrar o caminho a algo ou alguém que foi perdido. Mantis, nessa língua, é oráculo, profeta. Para nós, um guia, nossa bandeira, o símbolo da beleza e diversidade encontradas na natureza. Os louva-a-deus são insetos inofensivos e carismáticos, o foco de nossa pesquisa científica.
INSETOS
INOFENSIVOS
AOS SERES HUMANOS, SEM VENENO
PRESENTES EM TODOS OS
CONTINENTES
COM EXCEÇÃO DA ANTÁRTIDA
ORIGEM NAS
AMÉRICAS
NO PERÍODO JURÁSSICO
2500
ESPÉCIES NO MUNDO
474
ESPÉCIES NEOTROPICAIS
ESSENCIALMENTE
CARNÍVOROS
SE ALIMENTAM DE PRESAS MENORES
CAMUFLAGEM
EXCEPCIONAL, PARA CAÇA E DEFESA
VIVEM ENTRE
1 - 2 ANOS
DEPENDENDO DA ESPÉCIE
DESENVOLVIMENTO POR
MUDAS
A TROCA DO EXOESQUELETO
OCORREM ATÉ
3000M
DE ALTITUDE
BRASIL POSSUI AO MENOS
250 ESPÉCIES
A MAIOR DIVERSIDADE NO MUNDO
ADAPTADOS A TODO TIPO DE
ECOSSISTEMAS
RESTINGAS, FLORESTAS, CAMPOS ETC.
PESQUISA CIENTÍFICA
Há poucos especialistas em louva-a-deus no mundo. Nos dedicamos a estudá-los nas florestas tropicais, principalmente na Mata Atlântica, descrevendo espécies, registrando hábitos e comportamentos, entre outras informações. Quase nada se sabe dos mantis da região neotropical. Na maior parte dos casos, identificar a espécie de louva-a-deus é uma tarefa muito difícil, sendo possível determinar apenas o gênero.
PESQUISA CONTEMPORÂNEA
Cada louva-a-deus é especial para nós. Diferente da maioria dos pesquisadores de insetos, trabalhamos apenas com métodos não-letais, evitando também coletar mais do que o necessário. Criamos todos os louva-a-deus capturados até a morte natural. Isso permite acompanhar o desenvolvimento e as mudanças ao longo da vida, registrar tudo em fotografias e, principalmente, colocar outras pessoas em contato com os mantis fantásticos que encontramos.
