CartelasMenus-Mantis_EXPEDICOES.png

A NOITE REVELA O CAMINHO

Quando a escuridão cobre a Amazônia, uma nova realidade se forma. A cada noite, a infinidade de seres da floresta transforma suas paisagens com cores, formas e sons de outro mundo. Ali mergulhamos com um olhar científico e artístico, buscando documentar de forma inovadora os habitantes selvagens do escuro.

LogoExpediçãoDuskToDawn_©ProjetoMantis.png

DO POENTE À AURORA

Com financiamento da National Geographic Society e apoio do Museu paraense Emílio Goeldi, reunimos uma equipe multidisciplinar de pesquisadores, artistas, exploradores, storytellers, para vivenciar a Floresta Nacional de Caxiuanã e suas noites tropicais. Foi uma experiência primorosa, com descobertas incríveis e momentos de pura contemplação de uma Amazônia rica e preservada.

METODOLOGIAS INOVADORAS

Combinando de forma criatva métodos científicos e artísticos de documentação da natureza, levamos à Amazônia três abordagens para observar a fauna noturna com outros olhos: a fotografia de florescência visível induzida por ultravioleta, o uso de drones para buscas noturnas de dossel e os time-lapses de comportamento. Os resultados seguem em processamento e são promissores, nos lembrando o quanto ainda desconhecemos da vida e história dos seres que habitam a maior floresta do mundo.

IMG_7886.JPG
01-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-UV.jpg
05-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-queda.jpg
03-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-CameraTrap.jpg
04-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-360.jpg
06-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-luz.jpg
02-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-Timelapse.jpg
05-Cartelas-DTD-Metodologias_Abertura-queda.jpg
Cartelas-DTD-Metodologias_Entrevistado.jpg
Cartelas-DTD-Metodologias_Encerramento.jpg
IMG_7808.JPG
IMG_7805.JPG

A EQUIPE FANTÁSTICA

Unir arte e ciência faz parte da alma de nosso trabalho. Elevamos esse espírito ao máximo durante esta expedição, ao executar tudo em colaboração com uma fantástica equipe multidisciplinar. São eles os cientistas Pedro Peloso, Silvia Pavan, Fernanda Santos e João Herculano, os storytellers Daniel Venturini e Marina Angeli e os pequeninos Lia e Davi.

ECO08679-HDR.JPG

RELICÁRIO DA AMAZÔNIA

Imersos na noite, entre o poente e a aurora, captamos imagens e sons, imaginações e poesias, entrevistas e videos, na busca de transformar nossa experiência em um relicário da Amazônia. Pelas mãos de Daniel e Marina, da ECO360, e com material produzido por todos, este será uma verdadeira cápsula do tempo, com cenários reais 360º da floresta repletos de toda a experiência que lá vivemos.

Slide-Capa_DuskToDawn.jpg
Logo-DuskToDawn_ColorGIF2.gif
International-Paper-Brand-Mockup-DtD.png