CartelasMenus-Mantis_PRESS.png
Oqueéumexplorador2019-CutLeo.gif

NATIONAL GEOGRAPHIC

Chamada comercial gravada no México em 2018 como parte da campanha de divulgação dos exploradores da National Geographic. Nosso pesquisador Leo Lanna participa como um dos representantes da comunidade de exploradores da National Geographic Society na América Latina. A chamada foi veiculada em 2019 em toda a América Latina, nos canais National Geographic e NatGeo Wild, e em suas plataformas online.

Cartela_Press©ProjetoMantis-TEDblog.png

TED

Blog contando os detalhes da Sessão 11 da conferência mundial do TED2022 - Nova Era. Nessa sessão apresentamos nosso TED Talk, junto a personalidades como a cineasta e atriz Bryce Dallas Horward, o monge budista Mingyur Rinpoche e o bilionário Elon Musk. A sessão trouxe como tema o "Awe" - algo como deslumbre em português - e a apresentação sobre a Amazônia noturna e sua diversidade foi um dos pontos altos do dia.
 

Cartela_Press©ProjetoMantis-LeoNatGeo.png

NATIONAL GEOGRAPHIC

Entrevista com nosso diretor-fundador Leo Lanna, que conta detalhes sobre as últimas expedições na Amazônia e a busca por inovação no estudo de louva-a-deus em florestas tropicais. Leo fala sobre a importância de combinar ciência e arte em uma pesquisa de vanguarda, que vem revelando segredos da história natural dos insetos e impulsionando o Projeto Mantis. Entrevista veiculada em 2022.

Cartela_Press©ProjetoMantis-Uol-Ecoa.png

ECOA

Entrevista para Fernanda Ezabella relatando em ricos detalhes o trabalho do Projeto Mantis nas florestas tropicais. Leo e Lvcas fizeram a entrevista ao vivo durante a conferência mundial do TED 2022, relatando a emoção de levar a Amazônia a um público tão importante, os desafios de se trabalhar à noite e o deslumbre infinito pela biodiversidade que vive na floresta.

Cartela_Press©ProjetoMantis-MyModernMet.png

MY MODERN MET

Entrevista para Jessica Stewart com foco na expedição Amazônia do Poente à Aurora. Leo Lanna conta os desafios e maravilhas do trabalho noturno na Amazônia, uma floresta megabiodiversa, e dá detalhes sobre as técnicas inovadoras que utilizaram e como conduziram a expedição. Leo também fala sobre as principais descobertas feitas durante o trabalho de campo.  Publicada no My Modern Met em 2022.

ArboretoMantisGLOBO.png

O GLOBO

Artigo sobre a nova espécie do gênero Vates descoberta por nossa equipe. A espécie nova contou com exemplares do Museu Nacional para sua descrição, incluindo apenas duas fêmeas, ambas coletadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde fica nossa sede - uma, do Museu, foi coletada em 1935, e a outra, em 2018, por nossa orientadora. Artigo por Hugo Limarque, veiculado em 2018 no O Globo online e impresso.

DragonMantisNATGEO-Cut.gif

NATIONAL GEOGRAPHIC

Artigo que trouxe as primeiras filmagens do raríssimo louva-a-deus dragão brasileiro, feitas por nossa equipe durante a Expedição Mantis, financiada pela National Geographic. O artigo relata o achado, a raridade e as descobertas a partir desse encontro. Artigo por Nadia Drake com filmagens do nosso pesquisador Leo Lanna. Veiculado no website e redes sociais da National Geographic em diversos idiomas pelo mundo todo, em 2018.  

Cartela_Press©ProjetoMantis-Greenpeace2.png

GREENPEACE

Último texto de uma série de nove blogs escritos por nosso diretor Leo Lanna sobre a experiência vivida na Amazônia durante a expedição :Austral, em 2021. "Ciência que Ecoa" é um relato intimista do trabalho do Projeto Mantis antes, durante e após a etapa de campo, revelando os desafios vividos, os resultados conquistados e os próximos passos da jornada. 

Cartela_Press©ProjetoMantis-ConexãoPlaneta.png

CONEXÃO PLANETA

A jornalista Suzana Camargo entrevista Leo e Lvcas antes da viagem ao Canadá para o evento mundial do TED 2022. A dupla relata suas expectativas, fala um pouco sobre o processo que os levou a serem selecionados e o tema que iriam apresentar. Na chamada, a matéria reforça alguns nomes importantes do evento, como Bill Gates e Al Agore, que falaram no mesmo palco do Projeto Mantis.

Cartela_Press©ProjetoMantis-GloboReporter.png

GLOBO REPÓRTER

No episódio de estreia do Globo Repórter 2021, somos apresentados aos mistérios e riquezas do Parque Nacional da Tijuca, no coração do Rio de Janeiro. Como um dos projetos de reflorestamento mais bem sucedidos do mundo, esse trecho de Mata Atlântica abriga uma biodiversidade incrível. Nossa equipe mostra alguns dos habitantes noturnos que podem ser vistos na floresta, incluindo os fantásticos louva-a-deus.

Cartela_Press©ProjetoMantis-TEDideasearch.png

TED

A partir de um processo seletivo atrás de ideias que valem a pena serem divulgadas, nossa equipe foi selecionada para realizar um TED Talk na conferência mundial em 2022, em Vancouver. Com o título "Uma Nova Era", a conferência reúne artistas, cientistas, filósofos, escritores, entre profissionais de tantas outras áreas cujas ideias e projetos são capazes de inspirar novos futuros.

Cartela_Press©ProjetoMantis-Recorte.gif

REVISTA RECORTE

Não existe ciência desinteressante. Em um belíssimo ensaio, de 2021, sobre as relações entre design e ciência, nosso Diretor de Arte Lvcas Fiat expõe o potencial criativo a partir da natureza e como é possível unir ambas as áreas de forma imersiva. Divulgação científia, marketing, arte e pesquisa convergem na busca por comunicar e envolver pessoas com a Amazônia e outros ecossistemas. 

Cartela_Press©ProjetoMantis-DuskToDawn.png

NATIONAL GEOGRAPHIC

Artigo de Pedro Peloso produzido diretamente do campo, durante nossa expedição Amazônia do Poente à Aurora em 2021. Junto a Pedro e outros fantásticos documentaristas, cientistas, artistas e pesquisadores, utilizamos tecnologias de forma criativa para explorar novas formas de observar a fauna noturna da maior e mais rica floresta tropical do mundo. Os resultados foram promissores, um material repleto de ciência, arte e histórias.

Cartela_Press©ProjetoMantis-SoniaBridi.png

IDOR

A convite de uma das maiores jornalistas de ciência do Brasil, nossa equipe participou do workshop sobre divulgação científica do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino em 2019. Apresentamos um estudo de caso sobre a divulgação da espécie Vates phoenix, ilustrando as importantes e necessárias flas de Sônia sobre o poder do conhecimento para combater o obscurantismo.

Gif_Press©ProjetoMantis-BrasilSelvagem.png

BRASIL SELVAGEM

Participação de nossa equipe no incrível documentário Brasil Selvagem, uma série de Cristian Dimitrius. Nosso trabalho é apresentado no contexto de uma expedição à Ilha Grande, onde a Mata Atlântica encontra o mar e diversos seres incríveis podem ser vistos, incluindo os louva-a-deus. Com filmagens belíssimas de César Leite e Bruna Lucheze, o trabalho de buscas noturnas é retratado como nunca antes.

Cartela_Press©ProjetoMantis-FantasmasAngela.png

NATIONAL GEOGRAPHIC

Video sobre o incrível encontro com uma série de louva-a-deus recém nascidos na Amazônia peruana, durante a Expedição Mabán. Os pequeninos Angela apresentavam um aspecto fantasmagórico em meio à noite misteriosa na floresta, despertando a curiosidade para sua coloração esbranquiçada e movimento errante.

UnicornMantisNATGEO.png

NATIONAL GEOGRAPHIC

Artigo sobre as descobertas da Expedição Mantis, incluindo uma possível nova espécie do louva-a-deus unicórnio do gênero Zoolea. A expedição registrou novas espécies de mantis e produziu um panorama moderno da Mata Atlântica fluminense. Artigo de Douglas Main com fotos de nossa equipe, veiculado no website e redes sociais da National Geographic em diversos idiomas pelo mundo todo, em 2019.

PORTAL AMAZÔNIA

Cartela_SubPress©ProjetoMantis-PortalAmazonia.png

ICMBIO

Press_Subnews-ICMBIO.png

WORLD LAND TRUST

Press_Subnews-WorldLandTrust.png

O GLOBO - ANCELMO GOIS

Template-Press_Subnews-Ancelmo-Gois.png

NATIONAL GEOGRAPHIC

Template-Press_Subnews-EntrevistaLeoNatG

NATIONAL GEOGRAPHIC

Template-Press_Subnews-ExplorerInvestiga

COMO SERÁ?

Cartela_SubPress©ProjetoMantis-ComoSerá.png

COLABORA

Template-Press_Subnews-Colabora.png

JORNAL DA BAND

Template-Press_Subnews-Band.png

RESERVA ECOLÓGICA DE GUAPIAÇU

Template-Press_Subnews-Regua.png