ECOS

Raptorial - Ecos da Mata Atlântica é um workshop de imersão, onde os participantes entram em contato com a Mata Atlântica selvagem e bela em seus detalhes - de cobras de 2 metros nadando calmamente em alagados aos pequeninos louva-a-deus de folhiço; da dança de centenas de garças brancas sob o pôr-do-sol a um céu refletido na forma de vaga-lumes sobre o chão da floresta. O conhecimento e experiência compartilhados se tornam ecos, reverberam nossos ecossistemas e vão além, na lembrança e sentimento de cada participante que vivenciou esses momentos.

CIÊNCIA E ARTE

O workshop surgiu como forma de compartilharmos nossa experiência e conhecimento da Mata Atlântica, levando participantes para a Reserva Ecológica de Guapiaçu, um verdadeiro santuário de vida selvagem. São conversas em sala de aula e muito trabalho em campo, uma vivência intensa que vai de reflexões sobre a forma de se fazer ciência ao design e a fotografia aplicados a projetos científicos. A multidisciplinaridade do workshop permite que qualquer pessoa com interesse em natureza consiga aproveitar e mergulhar na Mata Atlântica e seus mistérios.

VATES, ACATHOPS E STAGMA

A turma, de até 15 participantes, é dividida em três equipes que levam o nome de três gêneros de louva-a-deus icônicos na Mata Atlântica: Vates, Acanthops e Stagmatoptera. Cada equipe tem sua própria bandeira,  colocada em armadilha luminosa que a equipe monta, e realiza os circuitos noturnos guiada por um monitor. A divisão em pequenos grupos gera um sentimento de pertencimento e uma experiência mais intimista. Assim, as equipes desbravam a noite da Mata Atlântica, encontrando seres fantásticos e vivendo experiências únicas.