EXPEDIÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Nos caminhos da Mata Atlântica, e por outros lares tropicais, mergulhamos nas florestas, campos, areais.  Expedições contemporâneas, repletas do passado naturalista, recobertas de arte e ciência, imersas na natureza ancestral. 

THE MANTIS EXPEDITION

A Expedição Mantis, realizada em 2017/2018, foi um trabalho apoiado pela National Geographic Society com o objetivo de contar a história da Mata Atlântica e encontrar louva-a-deus raros e endêmicos.

Percorremos os mais diversos ecossistemas da Mata Atlântica fluminense em um trabalho minucioso que gerou o registro de novas espécies de louva-a-deus além de mais de 1200 espécies animais e plantas fotografados.

A MATA ATLÂNTICA DO RIO DE JANEIRO

Foram dez viagens e centenas de horas de busca em locais como Serra dos Órgãos, Ilha Grande, Floresta da Tijuca e Costa do Sol. Das frias montanhas às dunas de areia, encontramos uma natureza exuberante que persiste e deve ser protegida.

UM PANORAMA CONTEMPORÂNEO

A Expedição Mantis foi registrada em dez relatórios enviados à National Geographic, com nossas histórias, experiências e descobertas. O resultado é um panorama contemporâneo da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, suas belezas e fragilidades.

O Projeto Mantis Artistas foi uma parceria realizada durante a Expedição Mantis que resgatou a união entre ciência e arte, tão desvalorizadas no atual cenário do Brasil. Foram dez artistas do Rio de Janeiro convidados para ilustrar os locais da expedição.

O convite buscou refletir a diversidade da Mata Atlântica na arte, com cada local sendo representado por um artista com estilo único, de tatuadores a colagistas, de aquarelas a ilustrações digitais. O resultado foi um mosaico incrível de artes autorais que traziam como tema principal os louva-a-deus, a Mata Atlântica e a Expedição Mantis.

DIVERSIDADE EXUBERANTE

Na busca por louva-a-deus, imersos em florestas, campos e restingas, percebemos a enorme diversidade de seres que habitam a Mata Atlântica. Centenas de espécies únicas, algumas raras, algumas inéditas, todas registradas em fotografias e histórias.