BIOBLITZ - FLORESTA URBANA

O BioBlitz é um evento mundial de ciência cidadã que reúne profissionais da área científica e estudantes buscando documentar e divulgar a biodiversidade de uma área específica em um curto período de tempo.

 

No dia 9 de Novembro de 2019 o Rio de Janeiro recebeu seu primeiro BioBlitz, uma realização do Projeto Mantis em parceria com Jaquelini Luber, com financiamento da National Geographic Society e apoio do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

 

BioBlitz - Floresta Urbana uniu 37 cientistas e educadores e 51 estudantes de ensino médio para documentar, em um único dia, a maior quantidade de espécies possível, entre plantas, insetos, aves, mamíferos e outros seres. 

Nossa edição, chamada Floresta Urbana, chamou a atenção dos participantes e do público para a vasta diversidade de plantas e animais que existem no centro de uma das maiores metrópoles brasileiras.

650+

REGISTROS EM FOTOS

250

ESPÉCIES REGISTRADAS

REGISTROS DA

BIODIVERSIDADE

DO JARDIM BOTÂNICO

USO DO APP

iNATURALIST

COM ALCANCE GLOBAL

MAIS DE 

120

PARTICIPANTES DO MUNDO AUXILIANDO NA IDENTIFICAÇÃO

JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

O Bioblitz - Floresta Urbana foi realizado no arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um verdadeiro laboratório a céu aberto conectado a uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca.

Fundado em 1808, o Jardim Botânico é hoje uma das instituições de pesquisa mais renomadas no Brasil. Além de cartão postal do Rio de Janeiro e das belas paisagens, conta com uma diversidade enorme de seres, entre as árvores da coleção viva e animais que encontram refúgio em meio à cidade.

Usando o aplicativo iNaturalist, documentamos a biodiversidade, buscando identificar o maior número de espécies possíveis. Os pesquisadores compartilharam informações sobre a vida encontrada e como é o trabalho de registro e identificação de espécies em cada área, de fauna a flora, uma vivência rica para estudantes apaixonados por natureza.

Logo iNaturalist PNG.png

A plataforma iNaturalist é uma rede global de registros de biodiversidade, em que pessoas de qualquer lugar do mundo colocam fotografias de seres vivos e outros membros da comunidade auxiliam na identificação de espécies. Com um aplicativo disponível de forma gratuita para smartphones, o iNaturalist vem se tornando uma ferramente que possibilita qualquer cidadão contribuir para o conhecimento da biodiversidade de nossa planeta. Com apoio da National Geographic, o iNaturalist tem hoje uma comunidade crescente de entusiastas, estudantes, pesquisadores e pessoas apaixonadas por natureza. Para participar, basta fazer download no link acima, criar sua conta e sair em busca dos vizinhos selvagens!