BIOBLITZ - FLORESTA URBANA

O BioBlitz é uma atividade de ciência cidadã com o objetivo de reunir profissionais da área científica e estudantes buscando documentar e divulgar a biodiversidade de uma área específica em um curto período de tempo.

No dia 9 de Novembro de 2019 o Jardim Botânico vai sediar o primeiro BioBlitz do Rio de Janeiro. BioBlitz - Floresta Urbana vai unir cientistas, educadores e estudantes de ensino médio para documentar, em um único dia, a maior quantidade de espécies possível, entre plantas, insetos, aves, mamíferos e outros seres. 

A edição Floresta Urbana vai chamar a atenção dos participantes e do público para a vasta diversidade de plantas e animais que existem no centro de uma das maiores metrópoles brasileiras.

PARTICIPE

As inscrições são abertas a estudantes do ensino médio (1º a 3º ano) e pré-vestibular, regularmente matriculados em escola pública ou particular, com autorização de responsável no caso de menores de idade. Preencha o formulário por meio do link abaixo para inscrever-se.

Botao_Contato-DONATE.png

Período de Inscrição:

14 A 24 DE OUTUBRO

Resultado:

25 DE OUTUBRO

Selecionaremos 80 estudantes por meio de sorteio, com resultado no dia 25 de Outubro. Os estudantes selecionados receberão por email todas as instruções e a programação completa para o dia do evento.

No dia, os estudantes serão acompanhados de uma grande equipe de pesquisadores e profissionais de ciência, uma verdadeira imersão na natureza. O transporte até o Jardim Botânico será por conta de cada inscrito. Os estudantes receberão isenção da taxa de entrada no Jardim Botânico, alimentação, instruções de como utilizar o aplicativo iNaturalist e um kit com camisa do evento e outros itens.

O JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

Bioblitz - Floresta Urbana será realizado no arboreto do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um verdadeiro laboratório a céu aberto conectado a uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca.

Fundado em 1808, o Jardim Botânico é hoje uma das instituições de pesquisa mais renomadas no Brasil. Além de cartão postal do Rio de Janeiro e das belas paisagens, conta com uma diversidade enorme de seres, entre as árvores da coleção viva e animais que encontram refúgio em meio à cidade.

O Jardim Botânico combina uma biodiversidade incrível com a segurança e tranquilidade necessárias para realizar um BioBlitz. 

PROGRAMAÇÃO

O evento ocorrerá no dia 09 de novembro de 2019, das 08:00 às 20:00 horas. Os 80 estudantes selecionados serão divididos em dois turnos de 40 alunos. O turno da manhã vai de 8:00 às 14:00 e o da tarde, de 14:00 às 20:00. Em cada turno os estudantes serão divididos em 4 grupos de 10 pessoas. Cada grupo vai percorrer áreas pré-determinadas, acompanhado de pesquisadores e monitores. Em cada área teremos um foco diferente no registro da biodiversidade, como plantas, fungos, insetos, morcegos, aves e outros grupos de seres vivos. 

Usando o aplicativo iNaturalist, documentaremos a biodiversidade, buscando identificar o maior número de espécies possíveis. Os pesquisadores compartilharão informações sobre a vida encontrada e como é o trabalho de registro e identificação de espécies em cada área, uma vivência rica para estudantes apaixonados por natureza.

iNATURALIST

A plataforma iNaturalist é uma rede global de registros de biodiversidade, em que pessoas de qualquer lugar do mundo colocam fotografias de seres vivos e outros membros da comunidade auxiliam na identificação de espécies. Com um aplicativo disponível de forma gratuita para smartphones, o iNaturalist vem se tornando uma ferramente que possibilita qualquer cidadão contribuir para o conhecimento da biodiversidade de nossa planeta.

Os registros e observações ainda contribuem com a ciência e a conservação de espécies. Com cada vez mais pessoas utilizando o app e divulgando os seres que encontram à sua volta, é possível saber mais sobre a ocorrência de determinadas espécies, como novos locais onde nunca foi registrada, época do ano em que está sendo avistada, entre outros dados valiosos para cientistas. Com apoio da National Geographic, o iNaturalist tem hoje uma comunidade crescente de entusiastas, estudantes, pesquisadores e pessoas apaixonadas por natureza. Para participar, basta fazer download no link abaixo, criar sua conta e sair em busca dos vizinhos selvagens!

Logo iNaturalist PNG.png