CartelasMenus-Mantis_EXPEDICOES.png

AMAZÔNIA DISRUPTIVA

No Arco do Desmatamento, onde a floresta mais sofreu, resistem ilhas-paraíso que nos lembram por que Amazônia é o coração do mundo. Assim sopraram os ventos latinos, nos imergindo em tropicalidade ancestral.

LogoExpediçãoAustral_©ProjetoMantis.png

: AUSTRAL

Durante dois meses, em 2021, vivemos na RPPN Cristalino a expedição mais rica de nossas vidas. Na parte mais Sul do bioma nos deparamos com uma biodiversidade sem igual. Grandes mamíferos e pequeninos louva-a-deus estavam em todo lado, ecoando em cada canto da floresta.

Com apoio da Fundação Ecológica Cristalino e do Greenpeace Brasil, foram mais de 30 espécies de louva-a-deus encontradas e registradas com um olhar artístico que sonha uma Amazônia utópica, tecnólógica e ancestral, onde a vida e seus povos são o centro do mundo.

A AMAZÔNIA DO MATO GROSSO

Na parte mais Sul do bioma, a maior floresta do mundo encontra o Cerrado. Nesse rico ecótono, a biodiversidade é vibrante, única e ameaçada. Infelizmente quase tudo por lá já se tranformou em uma triste paisagem de verde monótono. Ainda assim, reservas como a RPPN Cristalino garantem a proteção e continuidade desse importante paraíso dos trópicos.

ProjetoMantis_ExpediçãoAustral-04.png
ProjetoMantis_ExpediçãoAustral-05.png

NOVAS ESPÉCIES

A expedição tinha como maior objetivo documentar novas espécies de louva-a-deus. Entre os mais de 200 animais coletados, todos criados até a morte natural, ao menos dois são novos para a ciência. O primeiro já foi descrito, um lindo macho de Microphotina. O segundo, do gênero Dougonyx, também representa um registro inédito desse grupo em vida. Aliás, as mais de 30 espécies encontradas foram todas documentadas, revelando novos comportamentos, os locais onde habitam na floresta e levantando novas perguntas sobre esses incríveis insetos.

PROJETO MANTIS + GREENPEACE BRASIL

Em uma parceria maravilhosa com uma das instituições mais importantes na preservação ambiental do planeta, compartilhamos diretamente da Amazônia nossa jornada Austral, as belezas vividas, os sentimentos de angústia, a riqueza que juntos trabalhamos para proteger. Confira os blogs escritos por Leo Lanna e publicados no site do Greenpeace Brasil!

Cartela-Stories-GreenpeaceProjetoMantis01.png
Cartela-Stories-GreenpeaceProjetoMantis03.png
Cartela-Stories-GreenpeaceProjetoMantis02.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-04.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-05.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-10.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-01.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-09.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-03.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-02.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-06.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-08.png
BlogsGreenpeace-ProjetoMantis-07.png
Quizz-ProjetoMantis+GP_FeedTWITTER.png
Gif-Angela_©ProjetoMantis.gif
Gif-Macromantis_©ProjetoMantis.gif
Gif-Liturgusa_©ProjetoMantis.gif
Gif-Acanthops_©ProjetoMantis.gif
ProjetoMantis_ExpediçãoAustral-06.png